“Não tenho tempo para seus problemas, já tenho os meus próprios, o meu estresse!” Aproveite o Dia do Idoso e esse início de Último Trimestre do Ano para refletir e começar a Desacelerar.

Créditos de Imagem: Pixabay

 

 

Embora o Estatuto do Idoso exista há 15 anos, muitos deles, nesse Brasil, estressados, além de problemas de saúde tem que conviver com falta de respeito, violência, golpes, abandono...

 

Mesmo que a medicina só tenha dado mais atenção ao problema do estresse há pouco menos de cinquenta anos, ele está longe de ser um fenômeno inteiramente moderno...

 

Muito tempo antes, até mesmo do início do período dito histórico, nosso ancestral, o homem das cavernas, - assim como atualmente Contadores, Advogados, Engenheiros, Médicos, Arquitetos, Enfermeiros, Jornalistas e tantas outras profissões -, já sofria de estresse - tinha lá já os seus problemas e tensões: - achar alimento, lutar com um tigre dente-de-sabre, sair do meio do caminho quando ocorria um estouro de mastodontes assustados e etc.

 

Mas, se formos medir o estresse, o homem das cavernas podia enfrentar a tensão de modo bem mais fácil do que acontece conosco hoje em dia.

 

Depois da luta com o tigre, ele voltava a se sentar e descansava um pouquinho. Uma vez passado o tropel dos mastodontes, podia ficar contemplando o próprio umbigo. Naquele tempo, a tensão era intermitente, algo que ia e vinha.

 

Hoje em dia, para muita gente, o estresse é uma coisa que não passa nunca. Ou, pelo menos, tem gente que não dá chance ao estresse de ir embora.

 

É crise em cima de crise, dos engarrafamentos de trânsito às discussões em família - tudo se superpõe às nossas ansiedades a propósito de dinheiro, emprego e todo tipo de coisa mais.  

 

Isso tudo e mais um pouco é mais do que suficiente para deixar qualquer um com dor de cabeça.

 

Pior: - o suficiente para levar à doença cardíaca. Por isso estas considerações sobre o estresse neste e em artigos vindouros.

 

Não é nada incomum alguém com problemas tornar-se egoísta e, assim ter pouco interesse pelos problemas de outras pessoas.

 

Porém, mesmo tendo vacilado muito ao longo da vida até aqui, testado mesmo “a paciência do meu organismo” enquanto abusava de comidas não recomendadas, bebidas, cigarros, viagens estafantes dirigindo e noites mal dormidas, etc. etc., não consigo me ver indiferente com sua saúde, após viver todas essas experiências com direito a muitos cuidados e procedimentos na ala da cardiologia a serem rememorados mais prá frente.

 

Até porque  os números assustam.

 

Em um universo de 22 mil executivos brasileiros, - Contadores e Auditores inclusos, que ocupam cargos de média e alta gerências,

  • mais de 94% não têm uma alimentação equilibrada,
  • mais de 41% são sedentários e
  • 18% estão obesos.  

 

Foi o que revelou uma pesquisa que guardei e realizada há uns quatro anos pela operadora Omint Saúde e Seguros, que nesse estudo ainda identificou 20 problemas de saúde recorrentes entre quem vive na “correria lôka” em todos os seus dias. E de lá prá cá? Estima-se que estes dados só pioraram:

 

Rinite.............................................................. 30,6%

 

Alergias de Pele.........................................................20,6%

 

Ansiedade..................................................................18,7%

 

Excesso de Peso.........................................................18,1%

Dor de Cabeça Frequente..........................................17,7%

Problemas de Visão....................................................15,2%

Asma/Bronquite.........................................................13,1%

Insônia........................................................................10,0%

Pressão Alta..................................................................8,3%

Dor nos Braços/Mãos...................................................8,1%

Dor crônica nas Costas..................................................7,8%

Depressão.....................................................................6,8%

Problemas na Tireoide..................................................4,0%

Gastrite Crônica............................................................3,5%

Diabetes........................................................................1,8%

Úlcera............................................................................1,5%

Problemas de Audição...................................................1,4%

Artrose ou Artrite.......................................................... 1,0%

Osteoporose..................................................................0,2%

 

A má alimentação, linkada ao sedentarismo, à obesidade e a todos os outros problemas de saúde identificados nessa pesquisa gritam uma clara mensagem que merece a sua atenção:

 

- 11(onze) desses 20 (vinte) problemas levantados (fora outros) estão diretamente relacionados ao "mal do século".

 

Vale dizer: - ao estresse da rotina profissional dos entrevistados.

 

 

Diante desse cenário é oportuna uma sugestão.

 

O que acontece quando alguém pisa no freio de repente, bruscamente, dentro de um carro em alta velocidade?

 

Sim, são grandes as chances de um acidente, concorda?

 

E no nosso organismo submetido rotineiramente aos maus tratos e bruscas ações anormais acontece a mesma coisa.

 

Assim conscientizado, aproveite o Dia do Idoso, imagine-se chegando a essa fase da vida se nela ainda não colocou seus pés, coração e alma...; aproveite que já se começa a falar novamente no polêmico Horário de Verão e parta para fazer diferente esse ano já paulatinamente durante este último trimestre: - comece desde já a desacelerar aos poucos, enquanto repensa a forma como vem levando a sua vida, seu trabalho, sua família e tudo o mais.

 

Começar a desacelerar inteligentemente desde agora pode ser a melhor maneira de garantir que o ano de 2019 seja de novas conquistas e não de mais sofrimento.

 

Mas não se iluda, a coisa não se resolve com a vãs “promessas da meia-noite para o Ano Novo saudando Iemanjá”...

 

Se você identificou alguns itens da pesquisa mencionada anteriormente como integrantes do seu dia-a-dia a hora de repensar os seus hábitos e seu estilo de vida chegou. Tentaremos ajudá-lo a atingir esse objetivo em próximas postagens.

 

Por outro lado, você que está dizendo que este artigo não é para você, porque está tudo sob controle, lembre-se de que a mudança é necessária... antes que se demonstre com URGÊNCIA de UTI!

 

Bem-sucedidos em dar mais atenção ao problema do “stress” ou estresse, como preferir, nos últimos cinquenta anos costumam chamar isso de... prudentes cuidados preventivos.

 

 

 

 

“Não tenho tempo para seus problemas, já tenho os meus próprios, o meu estresse!” Aproveite o Dia do Idoso e esse início de Último Trimestre do Ano para refletir e começar a Desacelerar.

Sou Arian Kohlbach, ou para ex-alunos, Prof. Katê, e quero ajudá-lo(a) a ter os melhores resultados em seus negócios na internet. Vendedor, Publicitário, Jornalista, autor do livro "Prioridade nº 1: Vender" e do Curso Pró Venda de Capacitação para a Maximização de Vendas, ex-professor SENAI/SENAC, ex-colaborador de diversos Conselhos e Sindicatos de Representantes Comerciais do Sul/Sudeste, ex-Executivo de Contas do Boletim PONTO a PONTO Contábil-Empresarial durante a última década. Atualmente, aposentado, mas não querendo parar correndo o risco de adoecer, atuo agora como Embaixador Builderall, a mais completa e fácil de usar Plataforma Digital de “Construtores Faça Você Mesmo - Criando, Arrastando e Soltando”, de Sites, Blogs, Aplicativos diversos, com Multi Ferramentas, Treinamento, Suporte, Hospedagem, Soluções Exclusivas e inteligente relação custo-benefício incluída no plano Pro, para que você possa formatar uma presença online personalizada, efetiva e de resultados no “Small Business”. Ou seja, no segmento de Pequenos Empresários / Empreendedores, Prestadores de Serviços, Vendedores / Representantes Comercais / Franqueados, Autônomos e Profissionais Liberais. Após quatro anos como usuário, foi a decisão com melhores perspectivas de futuro, e tenho como estender esta grande oportunidade BuilderAll de negócios globais à você também. E mais recentemente tornei-me igualmente Afiliado Independente da NutriGenes Suplementos, Vitaminas e Minerais Premium . 

Visite também: https://www.facebook.com/contadoresnobrasil/​ 

 

 

 

 

 

 

 

“Não tenho tempo para seus problemas, já tenho os meus próprios, o meu estresse!” Aproveite o Dia do Idoso e esse início de Último Trimestre do Ano para refletir e começar a Desacelerar. apareceu primeiro em https://bit.ly/2zJQURg