Identificação de Nicho – A quem você quer ser útil?

Créditos de imagem: You Tube

 

A quem, ou a que nicho de mercado você quer ser útil?

 

Iniciando ou continuando? Crescer, escalar o seu negócio?

 

É disso que se trata. E também de você não esperar a sexta-feira, 20 de abril de 2018 para constatar que já passou.

 

E que você perdeu irremediavelmente o evento que poderia ter mudado a sua vida de empreendedor (a).

 

Em frente, pois, com a nossa GIP - Gestão Integradora de Projeto.

 

Não é difícil entender que sua sintonia ou “declaração de missão” decorre de um desejo interior de satisfazer suas necessidades particulares e profundas, porém suas decisões relacionadas com seu projeto de empreendedorismo devem estar conectadas com as realidades do mercado que você pretende  servir.

 

Agora que já se inteirou do que é pessoalmente muito importante para você e como poderá estender essas sacadas ao mundo “lá fora” sob a forma de um empreendimento com chances mais estruturadas  de se tornar lucrativo, está pronto(a) então para o 3º passo da GIP.

 

Chegou a hora de determinar a que posição específica no mercado você será mais capaz de adaptar este negócio de modo que ele fique com “a sua cara”.

 

Espera-se que, quando você criou suas declarações anteriores (compromisso pessoal e sintonia empreendedora) não o tenha feito preocupado (a) em como realizaria sua missão.

 

Saiba que, se entendeu “onde está” e tiver uma visão clara de “onde pretende chegar”, o próprio mercado lhe dirá como chegar até lá.

 

Por estes ângulos, o processo da GIP para mim. quando me decidi pela Builderall há quase cinco anos, havia funcionado assim:

 

Minha declaração de compromisso pessoal havia sido estabelecida nos seguintes termos: “Criar as condições através das quais uma vida efetiva e bem-sucedida estará disponível para todas as pessoas”.

 

E à partir dela assentei uma declaração de missão ou sintonia empreendedora que fala em: “Prover oportunidades para que as pessoas aprendam a se tornar mais efetivas e bem sucedidas em suas iniciativas nos projetos ou negócios online.”

 

O que o mercado mostrou, e vem confirmando, foi que as pessoas precisam de um treinamento forte em áreas associadas à oportunidades de auto-emprego. A indústria das plataformas digitais e do internet  marketing (ou marketing digital, ou ainda negócios online) existente, principalmente se falarmos de Brasil, não produzia a qualidade de educação necessária para que pudessem aprender como produzir rendimentos para si mesmas nos dias de hoje, conhecimento, conteúdos e domínio este ainda concentrado nas mãos (ou cérebros) de uma minoria e retornado ao mercado por ainda poucas fontes confiáveis, tanto no que tange à estratégias quanto à sistemas.

 

Fiz muitas coisas neste país de inúmeros planos econômicos nos últimos sessenta anos, a maioria mais desastrosa do que com chances de encaminhamento de soluções e harmonização com as outras demandas sociais. A ordem era sobreviver com muito jogo de cintura e criatividade. Como, aliás, até hoje... No entanto, nenhum desses empregos ou atividades autônomas pode ser comparada à satisfação pessoal que conheci ao aliar-me ao projeto de desenvolvimento e promoção da Plataforma OMB 100 tupiniquim, hoje Builderall internacional.

 

O que o mercado vai dizer à você?

 

Você poderá descobrir aplicando os mesmos princípios da gestão integradora de projeto (GIP) que já conheceu anteriormente.

 

 

 

Mercado: - como ele é hoje?

 

Observe que a sua declaração de missão empreendedora termina por circunscrever uma gama de possibilidades para uma pesquisa de mercado; e se você afastar um pouco a sua lupa verá que dentro deste círculo onde você pretende atuar existem outros players ou jogadores.

 

É nestes demais jogadores que passamos a nos concentrar ora em diante, combinado?

 

Estamos novamente em ano de Copa do Mundo de Futebol. Aproveite, e tente imaginar o mercado como um campo oficial dessa modalidade esportiva.

 

Se já houver um zagueiro central de 1,90m que se auto "escalou" e está se saindo bem na foto, você não vai querer encará-lo de frente, de cara, tendo alternativas, vai?

 

Procure um espaço do campo que não esteja ocupado e tente conquistá-lo!

 

E não importa se o campo está ocupado por 22, 10, 100 ou mais jogadores; prevalece aqui a mesma analogia: - você quer, você precisa, encontrar um lugar nesse campo que atualmente não esteja sendo ocupado por outro “player”.

 

E, por favor, não desenvolva nenhum tipo de preconceito aqui; você vai acabar entendendo também que jogadores no seu mercado não são necessariamente seus competidores.

 

E, então? Olhe à sua volta... O que vê no seu entorno, lá fora e no mundo virtual?

 

Quem está jogando no mesmo campo que você?

 

Sim, o primeiro passo seu agora, para desenvolver sua identificação de nicho é identificar e tentar conhecer o máximo possível sobre os jogadores no campo que você vai pisar, esforçando-se em saber “quem são” e “o que estão fazendo”.

 

A próxima etapa consistirá em distinguir as similaridades e diferenças entre esse “povo” que você levantou e catalogou em suas pesquisas.

 

Você precisará entender por que eles estão nessas posições específicas entre eles no “campo” (mercado).

 

Procedendo assim, perceberá a informação necessária e indispensável para em seguida assumir o seu lugar no campo, com mais segurança.

 

Procure por similaridades ou semelhanças nos produtos, serviços, nas técnicas de comercialização, na produção, na distribuição e nas operações, de modo geral.

 

Levando em conta que todos são jogadores no mesmo campo, você poderá descobrir, por exemplo, que um jogador só vende no varejo o mesmo produto que outro comercializa no e-commerce (loja virtual), e que um terceiro, pratica as duas modalidades. Produtos iguais com diferentes tipos de distribuição.

 

Poderá constatar, igualmente, diferenças nos métodos de divulgação. Um certo jogador,  – varejista independente - , não adota publicidade tradicional paga; já outro, seu vizinho, investe pesado em anúncios tanto na mídia tradicional como na digital.

 

Algumas outras diferenças básicas podem existir nos produtos ou serviços. Enfim, estude esse seu “campo de jogo”. Identifique o mais exatamente possível onde está cada jogador, em todos os aspectos do negócio que você pretende explorar, tanto no sentido horizontal quanto no vertical.

 

É temerário entrar no jogo enquanto não fizer essa análise da forma mais completa possível.

 

Agora um detalhe importante:

 

É possível que talvez você também seja capaz disso...

 

Refiro-me à tendência de algumas pessoas para querer mostrar que podem fazer alguma coisa melhor que as outras.

 

Porém a prática mostra, quase sempre, que é na diferença, e não no fato de fazer algo um pouco melhor, mas de um jeito padrão,  que reside o sucesso ou os melhores resultados nos negócios.

 

Portanto, nunca perca a perspectiva de que os outros são “players” porque identificaram um mercado que os deixa fazer o que quer que estejam criando e/ou oferecendo para ele.

 

Assim, se não estivessem fazendo algo certo, não estariam no negócio e você não precisaria “esquentar a cabeça” com eles.

 

Se acontecer de, ao examinar os outros jogadores, você ficar convencido (a), após desenvolver uma avaliação nítida do que eles estão fazendo errado, procure tirar o máximo de vantagens dessa oportunidade de aprendizado oferecida por esses erros que você anotou. O “x da questão” aqui não é o melhor ou pior, o certo ou o errado, e sim, a diferença, entendeu?

 

Muito bom. Tudo bem até aqui?

 

Então, agora, depois de comparar e contrastar, de contrapor, todos os outros jogadores que você conseguiu levantar no mesmo campo em que você quer jogar, chegou a hora de debruçar-se sobre uma perguntinha que não quer calar:  - o que o (a) torna diferente desses outros jogadores?

 

Na sua declaração de missão ou sintonia empreendedora você já não mostrou a todos que campo pretende ocupar? Agora chegou o momento de identificar ou criar diferenças entre você e os demais jogadores nesse campo, e aqui é importante tentar saber não só o que torna os “players” diferentes entre si, bem como o que destacará você deles.

 

Essa etapa de identificação de mercado da GIF (Gestão Integradora de Projeto) pode ajudá-lo (a) a estabelecer um nicho de mercado que o diferencia de todos os outros jogadores. Partindo do “campo de jogadores importantes” você vai definir sua competição, determinando se terá de competir com dúzias de outros empreendedores ou se vai atuar com relativo conforto num “mercado só seu”, criado por você de modo a que possa nele exercer seu exclusivo domínio.

 

 

A diferença entre você (sua proposta) e os demais competidores será...

 

Você acabará entrando opcionalmente em uma “guerra” quando faz o seu levantamento de mercado de maneira preguiçosa, relapsa, incompleta ou auto-enganosa.

 

Só poderá perceber e determinar o melhor nicho para a sua firma e desenvolver uma “declaração de posição de mercado” para ela após pesquisar, pesquisar, pesquisar, o mercado, nunca é demais repetir.

 

Até aqui você já pôde identificar os jogadores, compará-los e contrapô-los.Isto feito, ou seja, dada uma olhada objetiva nos jogadores importantes em sua área de negócios e compreendida a sua realidade atual, você pode, então, começar a considerar uma sua posição mais apropriada nesse mercado.

 

E, afinal, a que conclusão você chegou quanto as diferenças entre você e os outros jogadores?

 

Em última análise, peneirando bem, ou filtrando bem os dados colhidos da sua realidade, a diferença mais significativa e de maior peso entre vocês é a sua visão de futuro, para si mesmo (a) e para o seu mercado.

 

À propósito, veja o que diz o “Guru das Estrelas” Rui Gabriel a esse respeito:

- “Ter uma visão é ver o que ainda não é visível aos olhos. Quando te chamarem de maluco porque vês coisas que outras pessoas não vêem, estás sujeito a caminhar sozinho. Não faz mal. Depois de realizares a tua visão quem te chamava de doido dirá que sempre acreditou em ti e poderás, então, ter um impacto em suas vidas”.

 

 

 

Anote isso: - nichos de mercado bem definidos raramente acontecem por acidente ou sem querer; não, eles são criados por antecipação.

 

Cotejada com sua identificação pessoal sua visão de futuro é o seu compromisso; para sua identificação ou sintonia empreendedora é a sua missão; e para sua identificação de mercadoé posição de mercado.

 

Ao terminar de redigir a sua declaração de posição de mercado pare tudo e revise-a como fez com as duas anteriores, lembrando que ela deve ser assertiva, clara e reconhecível.

 

Exercício de Análise de Identificação de Mercado

 

Realidade Atual 

Para criar seu nicho de mercado, comece retratando de maneira acurada a realidade do mercado. As seguintes questões o (a) ajudarão.

A. Relacione os negócios que partilhadalgunaspectodsuproposta empreendedora:

1-

2-

3-

4-

5-

 

B. Como eles são parecidos?

1-

2-

3-

4-

5-

 

C. Como são diferentes?

1-

2-

3-

4-

5-

 

D. Para cada um, defina, específicamente:

1. Quais parecem ser os valores primários conferidos, isso é, o valor para o consumidor, do produto ou serviço?

a-

b-

c-

d-

e-

 

2. Que produtos ou serviços cada um produz ou distribui?

a-

b-

c-

d-

e-

 

3. Como distribuem?

a-

b-

c-

d-

e-

 

4. Como negociam?

a-

b-

c-

d-

e-

 

5. Como produzem?

a-

b-

c-

d-

e-

 

6. O que torna única a maneira como cada um produz, negocia ou distribui?

a-

b-

c-

d-

e-

 

E. Esses negócios satisfazetodmercado? Por que, ou por que não?

 

F. O quisso lhe diz sobre o qupode ou não ser necessário?

1-

2-

3-

4-

5-

 

G. Que áreas do mercado coincidentes com sua proposta empresarial estão sendo preenchidas?

1-

2-

3-

4-

5-

 

Visão

As seguintes questões o ajudarão a identificar a melhor posição a ser assumida por você no mercado.

A. Relacione eordem decrescente de prioridade cinco áreas do mercado qunãestão sendo atualmente satisfeitas.

1-

2-

3-

4-

5-

 

B. Por que não?

1-

2-

3-

4-

5-

 

C. Que outras áreas dmercado coincidentecom sua proposta necessitam de atenção?

1-

2-

3-

4-

5-

 

D. Relacione em ordem decrescentas áreaqueem sua opinião, são as menoatingidas dmercado.

1-

2-

3-

4-

5-

 

E. Relacione em ordem decrescente que áreas do mercado são mais intimamente alinhadas com seus talentos e conhecimentos.

1-

2-

3-

4-

5-

 

F. Relacionem ordem decrescente quaiáreas seriam maifáceide identificar e atingir.

1-

2-

3-

4-

5-

 

G. Relacione em ordem decrescentaáreas qupodem ser atendidas com maior eficiência.

1-

2-

3-

4-

5-

 

H.Quais áreas aparecem consistentemente nas respostas de G?

1-

2-

3-

 

I. Existem circunstâncias especiais que tendem a favorecer oprejudicar uma área em particular? Se sim, quais e por quê?

 

J. que você considera função crítica dessa área?

 

De novo: - o macête para encontrar seu nicho no mercado é compreender seu próprio mercado e os outros  jogadores no campo de forma a poder definir uma posição para si mesmo que ninguém mais esteja ocupando, uma posição única que lhe permita eliminar a competição.

Agora que já examinou a realidade atual do seu mercado examinando atentamente todas as companhias que partilham de algum aspecto de sua proposta empresarial, e desenvolveu uma visão clara de seu próprio mercado, você pode completar a seguinte afirmação:

 

Minha declaração de posição de mercado é ............................................................................................................................................

 

 

Depois de completar esses três passos iniciais da gestão integrada de projeto (GIP) você deverá estar absolutamente focado (a) em uma operação empreendedora adequada às suas necessidades.

 

A coisa toda funciona num processo muito parecido com um triângulo virado de pernas pro ar, ou invertido:

 

Objetivos, Motiv-Ação, Sucesso Pessoal (25): Identificação de Nicho – A quem você quer ser útil?

Créditos de imagem: auras-colours-numbers

 

  • identificação e o compromisso pessoais estão baseados em amplas circunstâncias dahereditariedade, do ambiente e da experiência;
  • Já a sua identificação empreendedora é mais estreita e situa-se “um degrau” abaixo dentro desse triângulo com uma declaração de missão que define nitidamente seus objetivos eproposta, okey?
  • E mais assentada na ponta de baixo, visualizaremos então a identificação de mercado, objeto dessa postagem, com a qual você é capaz de determinar grupos de clientes em potencial que provavelmente comprarão o seu produto ou contratarão os seus serviços.

 

Assim a gestão integradora de projeto propicia uma estrutura que você pode usar para construir uma operação empreendedora lucrativa que seja, numa base diária, satisfatória e apropriada aos seus compromissos e considerações pessoais.

 

Encontrado o seu nicho, será a hora de começar a construir esse seu negócio dos sonhos.

 

Erick Salgado, CEO da Builderall – que tem mais de vinte anos de experiência na lide de negócios na internet -, há oito anos, mesmo inconscientemente, envolveu sua própria aventura com a gestão integradora de projeto desenvolvendo o compromisso pessoal de ajudar aos pequenos empreendedores de todo mundo a viverem com resultados mais prazeirosos em seus negócios online, à partir de uma grande economia na contratação de ferramentas digitais indispensáveis para formatar uma presença robusta na web. Seguiu em frente e ergueu a Builderall - uma plataforma para marketing digital diferenciada e compatível com seu compromisso pessoal, o que propiciou sua declaração de missão empreendedora que hoje lhe norteia e ilustra os dias.

 

Capriche aí. A quem, ou a que nicho de mercado você quer ser útil?

 

 

 

 

 

 

 

Dúvidas?

Objetivos, Motiv-Ação, Sucesso Pessoal (25): Identificação de Nicho – A quem você quer ser útil? Sou Arian Kohlbach, ou para ex-alunos, Prof. Katê, e quero ajudá-lo(a) a ter os melhores resultados em seus negócios na internet. Vendedor, Publicitário, Jornalista, autor do livro "Prioridade nº 1: Vender" e do Curso Pró Venda de Capacitação para a Maximização de Vendas, ex-professor SENAI/SENAC, ex-colaborador de diversos Conselhos e Sindicatos de Representantes Comerciais do Sul/Sudeste, ex-Executivo de Contas do Boletim PONTO a PONTO Contábil-Empresarial durante a última década. Atualmente, aposentado, mas não querendo parar correndo o risco de adoecer, atuo agora como Licenciado Builderall, a mais completa e fácil de usar Plataforma Digital de “Construtores Faça Você Mesmo - Criando, Arrastando e Soltando”, de Sites, Blogs, Aplicativos diversos, com Multi Ferramentas, Treinamento, Suporte, Hospedagem, Soluções Exclusivas e inteligente relação custo-benefício incluída, para que você possa fomentar uma presença online personalizada, efetiva e de resultados no “Small Business”. Ou seja, no segmento de Pequenos Empreendedores, Autônomos e Profissionais Liberais. Após quatro anos e pouco como usuário, foi a decisão com melhores perspectivas de futuro, e tenho como estender esta grande oportunidade à você também. Acesse agora: https://goo.gl/bLo9CB 

 

 

 

 

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